Uma dúvida comum: lipoaspiração ou abdominoplastia?  

  • GORDURA EXTERNA X GORDURA INTERNA

 

Seu peso em relação a sua altura – Na maioria das vezes anotamos a altura do paciente,  exemplo: 1,60m, diminuímos 10 dos dois últimos números e chegamos a um valor de peso ideal de 50 Kg para esta altura.

Sabemos das varias diferenças entre estrutura corporal do indivíduo, por isto variamos ainda 5Kg para mais ou menos deste resultado.

 

Se o indivíduo está muito acima do peso, todas as estruturas corporais estão aumentadas e, por isso o cirurgião não conseguirá ter um resultado cirúrgico satisfatório. Conforme a explicação que seguirá:

 

O mais importante é ter noção de que existe GORDURA  entre a pele e o músculo abdominal,  que poderão ser modificadas pelo cirurgião (gordura externa) , e a GORDURA que  envolve as vísceras como: intestino, estômago, baço, fígado;  as quais ficam abaixo do músculo, e que não podem ser manipuladas pelo cirurgião plástico (gordura interna).

 O fato é que, nestas pessoas em que a gordura interna está aumentada, há uma restrição no resultado da cirurgia plástica, já que não podemos invadir a cavidade abdominal para retirá-la.  Ela deixa a parede abdominal tensa , dificultando a descida da pele, caso haja sobra, para realizarmos uma plástica abdominal. Também não teremos um bom resultado se realizarmos uma lipoaspiração neste caso, pois aspiraríamos a gordura externa (a lipoaspiração somente aspira a gordura externa) e a interna ficaria, mantendo a parede abdominal alta com aspecto de abdome alto, globoso).

 

                        •  PELE COM FLACIDEZ E POSIÇÃO DOS MÚSCULOS RETOS ABDOMINAIS

 

                        

Muitas vezes nos deparamos com a pergunta: TEREI QUE REALIZAR UMA PLÁSTICA OU UMA LIPOASPIRAÇÃO RESOLVE?  Quando se realiza uma lipoaspiração, o cirurgião está aspirando a gordura externa (conforme a figura acima). Não se modificará a pele, a  posição dos músculos retos abdominais e nem a gordura interna do paciente, por isso, se antes da cirurgia o paciente já tiver flacidez de pele ela irá piorar com a lipoaspiração, já que esvaziaremos parte da gordura entre o musculo e a pele e esta última, ficará mais vazia (mais murcha. Lembre que a pele é o nosso tecido, a gordura é um enchimento abaixo dele, imagine uma alomofada vazia, como ficaria o tecido? Então, a lipoaspiração é indicada para pessoas que não tenham muita sobra de pele, tenham gordura externa aumentada , porém gordura interna pequena e sem projetar o abdome para frente.

       Existe ainda pacientes que após a gravidez ou perda de peso, cursam com estrias na pele e flacidez abdominal, acompanhada ou não de gordura externa. 

       Os pacientes que tem abdome projetado para frente e com sobra de pele, porém estão dentro do seu peso ideal (não tem gordura interna empurrando a parede abdominal e nem muita gordura externa), provavelmente tem o músculos retos abdominais afastados, facilitando com que, na posição ereta, ou seja,  de pé, e sem contrair o abdome, as vísceras abdominais empurrem  a parede abdominal para fora, já que a abertura dos músculos retos permite uma “ frouxidão” da parede.  Uma maneira fácil de verificar isso é que ao forçar contrair o abdome (colocar a barriga para dentro)  a projeção para frente desaparece, ficando apenas a sobra de pele, a altura do abdome fica igual ou menor que a altura das costelas, neste caso, está indicada a abdominoplastia (dar ponto entre os músculos para que ele não fique frouxo e consiga manter as vísceras para dentro e retirar o excesso de pele e gordura externa através de cortes). Se ao contrair o abdome  na frente de um espelho (colocar a barriga para dentro usando a força do músculo), o abdome fica mais alto que a altura das costelas e projetado para frente mesmo com muita força, provavelmente há gordura interna, havendo necessidade de emagrecer antes da cirurgia até a gordura interna , a qual não podemos tirar, esvaziar e deixar a altura do abdome ideal. 

       Caso esteja acima do peso, o ideal é perder peso antes da cirurgia. Alguns indivíduos com o que chamamos abdome em avental, com grandes sobra de pele, mesmo perdendo muito peso podem também ainda ter as vísceras bastante aumentadas, dilatadas, da época que foram mais gordinhas, com gordura interna ainda muito volumosas e poderão realizar a cirurgia caso o excesso de pele com gordura externa esteja prejudicando coluna, causando assaduras, porém com resultado restrito.

       É importante que o peso já esteja estável e que se saiba das restrições de resultados, como projeção da parede abdominal, já que as vísceras e a gordura interna ainda são volumosas, Muitas vezes, grandes perdas de peso fazem com que haja sobra de pele abdominal tanto na vertical quanto horizontal,  indicando cirurgia com  corte vertical para retirar excesso de pele laterais.