Cirurgia plástica emagrece?  

CIRURGIA PLÁSTICA NÃO EMAGRECE ?

 

A Cirurgia Plástica não é uma especialidade da medicina com fim de emagrecimento. Para se entender melhor isso teremos que fazer uma comparação não agradável, mas com certeza didática. Quando um indivíduo está acima do seu peso ele não engorda só abaixo da pele. Imaginemos um abdome por exemplo de fora para dentro:

 

       A Primeira camada é a pele, (acompanhe na figura a seguir do texto), a Segunda camada é o tecido subcutâneo, que tem função de deixar nossa pele solta, sem aderências nas estruturas abaixo, proteger do frio, isolante elétrico, passam vasos de sangue que mantem a pele viva e não deve ser manipulada. A terceira camada, a gordura externa, que algumas pessoas acham que lá está todo o seu problema. A quarta camada são os músculos chamados reto abdominais e outros, importantes nos movimentos e  em segurar  nossos órgãos para o abdome não projetar nossas vísceras para fora.

 

       A partir daí se encontram todos os nossos órgãos que esquecemos e quando olhamos a nossa barriga achamos que tudo não passa, como se fala popularmente, de gordura. Só que aí está o grande volume abdominal: Estômago, fígado, baço, pâncreas, duodeno, de 6 a 9 metros de alças intestinais (e se elas estiverem cheia de gases e fezes, como em pessoas que tem dificuldades para defecar, chegam a ganhar grandes proporções dentro do abdome), bexiga, rins, a artéria aorta, veia cava, etc, e ainda,  imagine o tamanho da coluna que também esta passando por aí  e mais, a maior causadora de abdomens que não tem indicação de cirurgia: a gordura visceral, que fica ao redor dos órgãos, o famoso EPIPLON.  Bom, quando engordamos não estamos apenas deixando maior a camada de gordura externa que é a terceira camada.

 

       O Epliplon é uma rede de gordura ligada de um órgão para o outro, passando nutrição pelos vasos sanguíneos e rodeando eles. Ele não pode ser retirado e muitos dos abdomes projetados para frente são assim por causa dele. Como um cirurgião plástico poderia emagrecer tudo isso, se não pode lipar órgãos, estruturas ou arrancã-las. O cirurgião normalmente manipula da camada do músculo reto para fora (pele).  Isto quer dizer que, do músculo para dentro não poderá fazer emagrecimento.

 

       E em todos os locais do nosso corpo é assim: um braço obeso, uma face obesa, quadril, culotes, etc, as estruturas estão aumentadas, por isso se ouve muito o cirurgião falar: você precisa emagrecer primeiro para depois operar, porque , de uma forma geral, emagrecendo  se perde o conteúdo que não se pode operar  e, assim, conseguimos colocar no lugar as estruturas que podemos operar.

 

 Sei que agora ainda está confuso entender, mas a medida em que as próximas páginas forem lidas vai se tornando cada vez mais fácil.