Prótese de mama  

As perguntas mais comuns quanto a esta cirurgia são:

P: A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?

R: Esta cirurgia permite-nos colocar as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Para melhor esclarecê-la sobre a evolução cicatricial, vamos relatar os diversos períodos pelos quais as cicatrizes infalivelmente passarão:

  • PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
  • PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de sua cor, passando para mais escuro que vai, aos poucos, clareando. Não podemos apressar o processo natural da cicatrização, e o período tardio geralmente diminui os vestígios cicatriciais.
  • PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.

 P: ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?

R: Geralmente no pólo inferior da mama no sulco formado entre a mama e o tórax ou na área da aréola. 

P: COMO FICARÃO AS CICATRIZES? 

R: As cicatrizes serão permanentes, e vão se modificando com o decorrer do tempo. Cada paciente comporta-se diferentemente de outro, em relação à evolução das cicatrizes, podendo, mesmo, em alguns casos, tornar-se imperceptível.

Certas pacientes podem apresentar tendência à cicatrização inestética (cicatriz hipertófica e quelóide). Este fato deverá ser discutido, durante a consulta inicial, bem como suas características familiares. Pessoas de pele clara tendem a desenvolver menos este tipo de cicatrização.

Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. A cicatriz hipertrófica ou quelóide, não devem ser confundidas, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida durante seus retornos pós-operatórios, quando se pode fazer a avaliação da fase em que se encontra.

P: EXISTE CORREÇÃO PARA CICATRIZES HIPERTRÓFICAS?

R: Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar tais cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, o “período mediato” da cicatrização normal (do 30º dia até o 12º mês) como sendo uma complicação cicatricial. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução deverá ser esclarecida com seu médico.

 P: COMO FICARÃO MINHAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?

R: As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência, se a mama não for grande e com muita gordura anteriormente a cirurgia, se não, ela terá o mesmo formato e consistência de antes mas só ficará mais volumosa. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois se dispõe de vários tamanhos e tipos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser objetivada no planejamento da cirurgia. A mama operada passará por vários períodos evolutivos em função do processo cicatricial.

  • PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto melhorado, sua forma e volume ainda estão aquém do resultado planejado.  As prótese são empurradas pelo músculo para cima e para as laterais, podendo um lado subir e inchar mais que o outro e virando a aréola bem para baixo , ficando muito esquisito.
  • PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. Ainda existe, neste período, um certo grau de “inchaço” das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição. So começa a ter forma melhor no final do 3 mês.
  • PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. No 18 mês é o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.).

P: NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?

R: Não se pode prever a ação da gravidez sobre as mamas, o seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez.

P: O PÓS-OPERATÓRIO DESTA CIRÚRGICA É DOLOROSO?

R: Para algumas pacientes é muito doloroso, ao levantar e deitar o peitoral se contrai e causa bastante dor como estar após 1º. dia de academia onde se exercitou demais, que após o terceiro dia irá diminuindo gradativamente.Para outras paciente, sentem apenas pressão. É muito relativo.

 P: QUAL O TIPO DA ANESTESIA UTILIZADA?

R: peri-dural ou local sob sedação. 

 P: QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

R: Em média de 30 minutos a 1 hora. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. 

 P: QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

De 12 a 24 horas.

 P: SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

R: Sim. Curativos elásticos e/ou modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama, que podem ser trocados pelo médico ou pela própria paciente quando necessário.

P: QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?

R: Usamos fios absorvíveis,  não sendo necessário a retirada dos pontos.

P: O QUE VEM A SER O ENDURECIMENTO DAS MAMAS ( RETRAÇÃO DA CÁPSULA) ?

R: É uma retração exagerada da cápsula fibrosa (cicatriz interna) que se forma em torno da prótese, que determina diferentes graus de endurecimento à região, quando palpada. Alguns casos podem sofrer retração e em casos de esvaziamento, esta retração poderá ser mais acentuada, se isto ocorrer as próteses poderão ser retiradas e trocadas. Posteriormente, ambos, cirurgião e paciente, poderão ponderar sobre a conveniência ou não da reintrodução de outras próteses, com um diferente plano de introdução ou outra conduta que melhor se adapte ao caso. A retração da cápsula não reflete um problema cirúrgico, mas sim, um comportamento reacional exacerbado do organismo, devido à presença das próteses de silicone.

P: A PRÓTESE PRECISA SER TROCADA OU EXISTE PRÓTESE VITALÍCIA?

R: Não existe prótese Vitalícia. As próteses irão sendo desgastadas pelas células de defesa do corpo, que podem encapsular ela, corroer, calcificar, formar líquidos ou até rejeitar. A média de tempo para evitar problemas de reações crônicas do corpo é de 10 a 12 anos, época que se deve realizar a troca delas. Garantia Vitalícia em um produto não quer dizer que ele não envelhecerá e sim, se houver defeito na fabricação do produto.

 

Recomendações pós operatórias de implante de próteses mamárias

  • sempre respire bem fundo e devagar como um exercício umas 4 x ao dia
  • procure andar, não fique so parado(a), não deixe a perna muito tempo para baixo para não inchar e dar uma trombose. Quando estiver deitado(a) faça exercícios com movimentos dos pés esticando e dobrando e rotacionando eles. Use as meias anti trombóticas se a Dra. Eliana tiver indicado, por 10 dias.
  • o curativo sera sempre após o banho, a partir do 4º. dia de cirurgia. Lave com agua e sabonete, enxugue, passe a pomada nos cortes , cubra com gaze e micropore.  Fará ele por 21 dias. depois dos 21 a Dra. Eliana irá te indicar um gel para modelar a cicatriz quando retornar nas consultas.
  • sempre abra a cinta cirúrgica deitado(a), respire, espere um tempo, depois sente, espera mais um pouco para depois levantar. Nunca tire a cinta de pé, só quando já estiver acostumado(a).
  • nunca fique deitado(a) o tempo inteiro , pois quem menos mexe as pernas são os que mais podem ter trombose (formar um coágulo lá  e migrar para o pulmão, o que pode ocasionar a morte), ande umas 5 a 8 x ao dia, faça exercícios com os pés rodando  e não fique com eles para baixo. sente, coloca um banquinho e pernas para cima , mexendo os pés toda hora.
  • há laços no final de cada corte, um fio transparente. Podem cair sozinhos, mas a Dra.Eliana os retira com cerca de 15 dias. O resto dos pontos a pele absorve ou irão desfazendo sozinho não são retirados.
  • passe hidratante ao redor das mamas ou óleo de amêndoa, cremes hidratantes, mas não passe no corte.
  • o sutia cirurgico sera usado por 20 dias e deve cobrir a mama desde cima, nunca estar cobrindo só uma parte delas.  Depois de 20 dias  poderá usar  sutias sem costuras e sem ferrinho menores. Sutias com bojo e ferros só após 3 meses. Ficar sem sutia , somente após 1 mês e por no maximo 4 horas.
  • é normal uma mama inchar mais que a outra, subir mais que a outra, doer mais que a outra e as aréolas ficarem voltadas para baixo . o que não é normal é uma mama começar a aumentar o tamanho mais que o dobro da outra e não parar de aumentar. pode ser um sangramento interno (hematoma) e você deverá avisar a Dra Eliana.
  • levantar os braços acima do ombro, somente após 15 dias, dormir de lado e dirirgir também. Dormir de bruços só após 1 mês.
  • após 1 mês poderá fazer esteira leve e bicicleta usando top firme. Tudo que possa sacudir a mama só poderá fazer com 3 meses, assim como exercícios com o peitoral.
  • não tome sol nas mamas , mesmo com  blusa e protetor, durante 3 meses.
  • cicatrizes podem alargar, dar queloides e a pele da mama poderá ter estrias. não há como prever como a pele pode reagir a tensão (ser esticada). por isso faça o seu máximo para não abusar de esforços e, se acontecer, após a pele ceder (10 mês) poderá conversar com a Dra. Eliana para realizar um retoque das cicatrizes fazendo o pagamento apenas do uso da internação e centro cirúrgico do hospital, material e anestesista ou tratar com cremes, acidos, você será orientado(a).
  • procure tomar as medicações até o 7 dia, depois poderá suspender e usar o lisador quando houver dores, que irão aparecer esporadicamente.
  • lembre-se: as mamas começarão a ficar com aspecto melhor após 3 meses, antes disso não adiantará comparar uma com a outra, formato, etc. Permanecerá bem endurecida, começando a amolecer no 3º. mês e ficando mais juntinha e arredondada embaixo, apenas próximo ao 6º. mês. Antes ficará achatada, larga, para os lados e alta, com a pele e o pouco de glândula que você já possui caída por cima, com as areolas viradas para baixo, depois o músculo vai relaxando e soltando a prótese para descer e se encaixar com a pele, levantando a aréola que nem um portão basculante, por isso chama movimento de báscula da mama. Com o tempo é que vai ficando mais natural. Uma pode ficar mais natural primeiro que a outra. Nenhum resultado é eterno. o ser humano envelhece a pele vai ficando mais molinha, mais fraca, cede, e isso pode acontecer após meses ou anos e diferente em cada pessoa. Engordar, emagrecer e engravidar podem fazer a mama ceder muito. procure manter seu peso.
  • as vezes pode vazar um liquido esbranquiçado pelos mamilos ou corte, avise a Dra. Eliana imediatamente,  pois pode ser produção de leite  é raro , mas pode acontecer). Vazar um líquido alaranjado parecendo gordura por vezes é normal, chama-se seroma. Troque mais vezes o curativo e procure fazer repouso com o braço .
  • a pele pode ficar dormente dos dois lados ou de um só, ao passar dos meses a sensibilidade volta, em algumas pessoas pode não voltar tudo e raramente pode ficar alguns trechos sem sensibilidade.
  • não falte nas consultas. Estrias costumam aparecer após 3 meses, assim como queloides e a consulta de 3 meses de pós operatorio é muito importante para a Dra. analisar e orientar o tratamento caso apareça um deles.